6/14/2016

Nix






Nix é a personificação da noite, Hesíodo afirma que ela é filha do Caos, Sendo a segunda criatura, seguida de seu irmão gêmeo Érebo, a escuridão, a emergir do vazio, logo depois surgem Gaia, a mãe Terra, Tártaro, as trevas abismais, Eros, o amor da criação, que são considerados irmãos de Caos. Dessas forças primordiais sobreveio as outras divindades gregas.

Nix é a patrona das feiticeiras e bruxas, é a deusa dos segredos e mistérios noturnos, rainha dos astros noturnos. Acreditava-se que Nix tinha o controle total sobre a vida e a morte, tanto dos homens como dos deuses. Homero se refere a ela com o epíteto "A domadora dos Homens e Deuses", demonstrando como os outros deuses respeitavam-na e temiam esta poderosíssima deidade.






Assim como Hades, ela possui um capuz que a torna invisível a todos, e assim, ela assiste o universo sem ser notada. Os filhos de Nix são a Hierarquia em poder para os deuses, sua maioria são divindades que habitam o mundo subterrâneo e representam forças indomáveis que nenhum outro deus poderia conter. Zeus tem um enorme respeito e temível pavor pela deusa.

Nix e seu irmão eram os únicos deuses primordiais que podiam ter filhos com humanos, a deusa teve muitos filhos, desposou com Érebo de quem teve Éter (luz celestial) e Hemera (dia). Sozinha, sem se unir com qualquer outra divindade, ela procriou Moros (o Destino), Quer (a Fatalidade), Os gêmeos Tânato (a Morte) e Hipnos ( o Sono), Moiras ( as Deusas do destino), Nêmesis (a Deusa da vingança, justiça e equilíbrio), Geras (a Velhice), Éris (a Discórdia, entre tantos outros.

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário