5/26/2016

Hades






Hades é o deus do mundo inferior e dos mortos. Filho de Cronos e Reia, junto de seus irmãos, Héstia, Deméter, Hera, Posídon e Zeus, eram considerados a segunda geração de deuses. Conhecido por ter raptado a deusa Perséfone, filha de Deméter, a quem teria sido fiel e com quem nunca teve filhos. A simbologia desta união põe em comunicação duas das principais forças e recursos naturais: a riqueza do subsolo que fornece os minerais, e faz brotar de seu âmago as sementes - vida e morte. Como senhor implacável e invencível da morte, Hades é o deus mais odiado pelos mortais.


Segundo Hacquard, Hades permaneceu fiel a Perséfone, salvo em duas ocasiões: a primeira quando ele teria se deixado enamorar pela ninfa do Cócito, Minta; perseguida pela rainha Core, foi transformada em menta pelo deus. A segunda teria sido o amor por uma oceânida.

Grande parte dos mitos relatam Hades como infértil, mas algumas passagens aleatórias o atribuem paternidades. Tiveram a paternidade atribuída ao deus: Zagreu (segundo Ésquilo, era o próprio Zeus do Submundo), Marcária, as Erínias (originalmente não tinham número determinado; posteriormente consolidaram-se em três: Alecto, Tisífone e Magera) e Melinoe (ou Melina).
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário